30 de abril, o dia mais importante do ano pra Mauá, ou melhor, pra moi. É um dia inteiramente dedicado pra comemorar o Dia da Baixada. A data foi escolhida depois que uma galera se juntou na virada do século XXI pra pensar maneiras do povo daqui dar mais valor ao lugar. Um grupo de historiadores mandou a letra: uma data em alusão à criação da primeira Estrada de Ferro do Brasil (papo de 1854), que ligava o Porto de Mauá (Estação Guia de Pacobaíba, de pé até hoje aos trancos e barrancos) à região de Fragoso, no pé da Serra de Petrópolis.

Papo de desenvolvimento, tá ligado?

Em 2002 o bagulho ficou mais sério, quando saiu a lei Nº 3.822, de 02/05/2002. Mó galera da política se juntou pra assinar esse rolé, tem nem como apontar um partido de frente na parada.

Esse ano vou comemorar esse dia em Nova Iguaçu. Os caras da Guetto me chamaram pra apresentar – logo eu, acostumado a apresentar sarau, comandando o microfone da festa. A programação do “É Dia de Baixada!” envolve uma galera sinistraça que tem realizado muito: Guetto, MorMaÇo, Gambiarra, Batidas & Rimas e Faveleira. As fotos são por conta do LastNite. Dizem por aí que a galera do Beco vai colar no rolé de surpresa mas eu não sei de nada e minha boca é um túmulo, não vou dizer que vai ter até uns adesivo loko do Beco pra quem vier me cobrar.

Sei de nada.

O mais maneiro desse Dia da Baixada 2017 em Nova Iguaçu é que ele é resultado de organização. Geral admira o corre em nível profissional que o pessoal da Guetto está desenvolvendo e tá colando como pode pra fazer a parada brilhar.

Minha sincera esperança é que a Baixada ganhe mais uma block party. Que essa parada da Guetto ganhe proporção e assim como o Beco seja um lance bem grande, que geral chegue pra curtir e seja um ambiente de muito amor.

Foi-se o tempo que “Baixada é cruel”.

Agora é no amor.

– – – – – – – – –

EVENTO DE DOMINGO PRA GENTE ZUAR O PLANTÃO
https://www.facebook.com/events/738988469614431/

MATERIAL OFICIAL SOBRE O DIA DA BAIXADA PRA DOWNLOAD
https://docs.com/forumculturalbaixada/5609/material-de-apoio-ao-30-de-abril-dia-da-baixada

O QUE É O DIA DA BAIXADA?
http://forumculturalbfluminense.org.br/dia-da-baixada/

TEXTO IRADO SOBRE A BAIXADA ESCRITO PELA TÂNIA AMARO
http://www.amigosinstitutohistoricodc.com.br/?p=1

EVENTO OFICIAL DO DIA DA BAIXADA
https://www.facebook.com/events/397454210626875/

MEU CANAL NO YOUTUBE QUE NÃO TEM A VER COM O ASSUNTO MAS APROVEITA PRA SE INSCREVER
https://www.youtube.com/wesleybrasil

Paz.